Não queremos flores.

Na semana que antecedeu o dia da mulher, a internet foi inundada por diversas manifestações femininas sobre o assunto. Reflexo das atitudes durante a mesma data no ano passado, as internautas trataram de deixar claro que existem milhares de coisas mais relevantes no dia da mulher do que ganhar flores. Tópicos que ressaltam a desigualdade entre os sexos foram mencionados, tendo como objetivo colocar em discussão a hipocrisia de festejar o dia da mulher em meio a tanto machismo.

Em um cenário social no qual cada vez mais mulheres entendem a importância da luta por direitos iguais e conseguem identificar onde e como o machismo se manifesta em nossas vidas, achei que seria interessante convidar algumas amigas para compartilhar, nesse dia que nos foi designado, tudo aquilo que elas gostariam que se tornasse realidade para todas as mulheres caso vivêssemos em um mundo perfeito. Esse foi o resultado:

Ananda Vasconcelos
“Eu gostaria de não precisar ter medo constante. Medo de sair na rua (a qualquer hora do dia), medo de sair para balada e beber demais porque algo pode acontecer, medo de pegar um táxi/Uber/ônibus, medo de simplesmente ser mulher. Queria que minha filha nascesse em um mundo em que eu não precisasse ensinar ela a viver sempre alerta. Eu só gostaria de liberdade. Liberdade de ser, viver e existir”.

Carmem Souza
“Quero que a mulher possa viver do jeito que ela quiser. Que ande de short curto ou saia longa, que se vista de rosa ou de preto, que seja magra ou gorda, que possa sair na rua sem se preocupar se está maquiada ou de chapinha no cabelo… Porque a mulher não é um manequim em uma vitrine que tem de estar perfeita. Queremos respeito e espaço pra sermos o que quisermos”.

Larissa Alves
“Eu queria poder sentar de perna aberta sem mandarem eu ter modos porque sou uma menina. Da mesma forma que eu queria pedir o guri que eu gosto em namoro sem parecer estranha. Quero ter um salário pela minha capacidade de trabalhar e não por ser uma mulher que pode vir a engravidar e causar prejuízos pra empresa, afinal, eu sou mulher…”

Louisiane Cardoso
“Eu desejo que cada mulher conheça a sua história. Eu desejo que toda mulher venha ao mundo com algum objetivo. Eu desejo que toda mulher cresça fazendo coisas de menino e menina. Eu desejo que toda mulher fuja dos conceitos do machismo. Eu desejo que toda mulher abrace o feminismo. Eu desejo que toda mulher saiba se amar. Eu desejo que toda mulher pare de competir com a sua próxima. Eu desejo que toda mulher respeite quem a respeita. E quem não a respeita também. Eu desejo que toda mulher conquiste o seu espaço. Eu desejo que toda mulher não tenha mais medo do desconhecido. Eu desejo que toda mulher faça a sua história”.

Maria Clara Missio
“Eu gostaria que houvesse uma maior compreensão e apoio da família em relação ao feminismo. Principalmente das nossas mães e avós que com toda a certeza já sofreram por serem mulheres durante suas vidas e mesmo assim ainda não enxergam a real importância da luta pela igualdade”.

Nathalia Domineli
“Eu gostaria de ver o rosto incrédulo das próximas gerações de mulheres ao ouvir sobre um passado nem tão distante, onde éramos julgadas pelo comprimento de nossas roupas e culpadas por sofrer assédio. Queria ter certeza que a simples ideia de sentir medo ao andar sozinha em lugares pouco movimentados soasse como algo inimaginável para essas garotas e que a sensação ao ouvir alguém caminhando próximo a elas não fosse a de perigo. Eu espero que todos estes sentimentos ruins fiquem guardados na memória de quem os vivenciou, e que não passem de lembranças de um tempo boçal”.

Renata Carolina
“No Dia da Mulher, eu gostaria de me livrar de todos os pensamentos machistas que me sabotam e que estão por trás de algumas das minhas ações sem que eu mesma perceba. A partir do momento em que eu compreender 100% a minha liberdade, vou poder exigir de forma mais severa que todos a respeitem e vou poder aproveitá-la em cada segundo dos meus dias. Quero poder exercer meu poder de escolha em todas as esferas daqui para todo o sempre”.

Tuane Napora
“Quero que nesse dia da mulher, aliás, em todos os dias nós possamos sair de casa sem ficar preocupada se tem alguém nos seguindo enquanto atravessamos a rua para fugir de alguma cantada indesejada. Queria que minha mãe não tivesse passado pela pressão de ser a única filha mulher entre três homens e sentir a responsabilidade de prover uma família que sempre preferiu os filhos a filha. Quero ser tratada como igual em uma mesa de conversa de bar, onde eu escolhi ir sozinha para simplesmente tomar uma ceva, ver o movimento ou pegar um ar, sem que isso me coloque em uma categoria rebaixada que até nós mesmas colocamos umas às outras. Queria que minha mãe tivesse só juntado as tralhas com meu pai e feito a vontade dela; não a dele. Quero não ser cobrada pelos queridos parentes que meu cabelo estáa ruim, que estou muito magra, que devo arranjar um namorado (ou será uma marido?!). Queria que minha mãe jamais tivesse deixado de estudar porque meu pai achava que não era necessário, afinal, se ele não tinha feito uma faculdade, porque a esposa deveria!? Quero que nos próximos dias, anos, décadas, nós possamos ter o poder de ser melhor, igual e até mesmo pior que qualquer outra pessoa. Que tenhamos o direito de ser o que queremos”.

Vanessa Alminhama
“Quero em primeiro lugar não ter que sentir medo por ser mulher. Quero me sentir segura e ter a liberdade de ir e vir, a hora que for. Poder andar na rua, ter liberdade e respeito. Uma dose extrapolada de respeito, na verdade, e uma inundação de igualdade e justiça entre os gêneros. Quero que o poder feminino se equipare ao masculino e que a voz da mulher não precise ser gritada pra ser ouvida. Enfim, respeito, liberdade e justiça como coisas básicas”.

Já o meu desejo é bem simples: que homens e mulheres parem para pensar no que realmente esse dia é sobre. Vamos refletir sobre a luta diária de uma mulher por respeito, por reconhecimento, por um pouco mais de humanidade. Não é suficiente mandar flores para as mulheres em sua volta, elogiar a sua beleza, fazer com que esse dia seja sobre nós. É necessário entender, mesmo que sem se identificar, as problemáticas que cercam uma mulher em seu dia-a-dia. O dia da mulher é sim algo a ser celebrado: a mulher por si só é algo a ser festejado. Porém é uma pena que isso só aconteça uma vez por ano.

Um comentário sobre “Não queremos flores.

Deixe um comentário